27 de janeiro de 2009

Viagem de alerta


Há alguns dias estava voltando de Parnaíba para Teresina quando a fala do motorista chamou a atenção. Depois das falas protolares (previsão de viagem de 6 horas...) ele disse que a estrada estava muito ruim. Explico: no trecho Parnaíba Teresina há dois caminhos, um que passa por Piripiri e Campo Maior com estrada excelente e outro que passa por Barras e José de Freitas que era a tal estrada.

A fala chamou minha atenção porque havia viajado na tal estrada 2 semanas antes e não havia notado problemas (talvez porque eu viesse dormindo o trecho inteiro). Mas, dessa vez bravamente observei a estrada e deu para perceber: ela está bem machucada. São muitos desníveis e outras partes em que são visíveis as pedras de calçamento.

Porque uma estrada muito boa e outra em condições ruins> Simplesmente porque a primeira estrada, a que passa por Piripiri e Campo Maior, é federal e a segunda, a de passagem por Barras e José Freitas, é estadual. O mesmo repete-se para o sul do Estado. Muitos elogios ouvem-se dos viajantes, mas eles trafegam em geral pelas vias federais, as BR´s. Enquanto isso às PI´s em geral, seja o que Deus quiser.

Pelo menos já há notícias de que o trecho entre José de Freitas e Teresina deve ser tapaburacado (vai receber um pouco de asfalto) até o carnaval. Agora só espera-se que o resto da estrada seja recuperado, já que alguns dos bons carnavais do norte do Estado passam pela PI 114.

Nenhum comentário: