16 de dezembro de 2008

Movimento de Combate a Corrupção promete acompanhar denúncias



O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) protocolou 20 denúncias de corrupção eleitoral na Justiça Eleitoral contra candidatos eleitos e a promessa é acompanhar a apuração dos processos. De acordo com o comitê a maioria das denúncias refere-se a corrupção eleitoral em Teresina e nos próximos dias será realizada mobilização para coleta de assinaturas para impedir candidaturas de políticos que enfrentam processos judiciais.

Segundo a membro do Comitê Estadual do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Hortência Mendes o comitê recebeu 20 denúncias vindas da população. A promessa de Hortência Mendes é que o comitê está buscando observar a tramitação das denúncias. “Recebemos cerca de 20 denúncias e um dos trabalhos do comitê tem sido acompanhar o andamento dessas denúncias”, relatou Hortência Mendes. Atualmente a lei 9840, que trata da corrupção eleitoral, prevê cassação e multa para a compra de votos.

Hortência Mendes contou ainda que a maioria das denúncias foram em Teresina e que está prevista a divulgação do andamento dessas denúncias para a população. “Foram na maioria denúncias em Teresina e no monitoramento vamos buscar saber onde estão essas denúncias para informar a população”, disse sem entrar em detalhes a respeito dos casos de corrupção eleitoral. Desde 1999, dos 400 cassados em todo o Brasil 11 políticos piauienses perderam seus mandatos a partir da lei 9840.

Com relação a coleta de assinaturas para evitar que a Justiça Eleitoral aceite candidatos “ficha-suja” o Piauí já conseguiu 7.261 assinaturas e o planejamento do comitê é buscar mais assinaturas até o final do ano. “Já conseguimos 7 mil assinaturas no Piauí. Até o dia 20 vamos realizar novas mobilizações em algumas paróquias para buscar mais assinaturas”, explicou Hortência Mendes. No Brasil já foram recolhidas 500 mil assinaturas, com a liderança do Paraná e São Paulo com 133 mil e 77 mil assinaturas respectivamente.

Mesmo que os números do Piauí pareçam modestos frente ao total, Hortência Mendes garante que as 7.261 assinaturas representam um valor alto. “Essa porcentagem para o Piauí representa um bom índice, já que atingimos quase 1% da população do Estado em um curto período de tempo”, destacou. (C.R.)

Com dados do Notícias Piauí

Nenhum comentário: