15 de outubro de 2008

Espirais


Quem estuda comunicação é levemente familiarizado com o conceito, mas para o leigo é possível também uma compreensão. Há uma “espiral do silêncio” sobre a greve dos fazendários. Pouco se comenta sobre a greve que já deixou um morto e tem gerado prejuízos para a arrecadação tributária do Estado.
Espiral do silêncio trata-se de uma situação na qual as opiniões classificadas como minoritárias ficam a margem e são minimizadas em seu espaço na mídia.
A greve começou na semana passada com os servidores reivindicando aumento salarial, já que segundo eles a remuneração dos fazendários piauienses é a menor do País. Em um ato dos grevistas em um posto fiscal que liga o Piauí ao Maranhão houve a ação da Polícia Militar em colocar o trânsito em meia pista, o que causou um acidente e a morte de um motociclista. Mas, tudo isso sem a atenção da imprensa para o fato.
Na última terça houve um “drible” na tal espiral. Os grevistas foram conversar com os parlamentares e pautaram a sessão plenária da Assembléia. Deputados governistas e oposicionistas se revezaram para defender e criticar o governo nos episódios da greve respectivamente. Com isso a greve ganhou destaque pelo menos no sítio da Assembléia Legislativa.
Ainda em dúvida sobre a espiral do silêncio? Clique aqui para saber do que se trata, aqui para ver o fato no site da Assembléia Legislativa e veja os portais de notícia da cidade para tirar as dúvidas.

Nenhum comentário: