7 de agosto de 2008

Responda rápido


Tem horas que aparece um questionamento "estranho": Esse erro é por incompetência ou realmente foi uma coisa técnica? Nessa semana o Piauí ficou de fora do levantamento da Transparência Brasil, relacionado a evolução patrimonial dos candidatos nos últimos dois anos e o motivo foi simplesmente a falta de dados do Tribunal Regional Eleitoral.

O TRE-PI por sua vez alega que a culpa não é dele e sim da 1a zona eleitoral, responsável pelo registro das candidaturas. Certo, aceitemos a justificativa do TRE. Mas, a 1a zona eleitoral não é uma parte da Justiça Eleitoral e portanto do próprio Tribunal Regional Eleitoral? Portanto, se a 1a zona não disponibilizou os dados dos candidatos, quer se queira ou não a culpa é do Tribunal Regional Eleitoral como aponta a Transparência Brasil no levantamento.

Nesse sentido a Transparência Brasil é bem direta ao responsabilizar o TRE-PI. "A responsabilidade é, evidentemente, do TRE piauiense, que descumpre o dever elementar de informar o público sobre quem são os candidatos que concorrem na grande maioria dos municípios do estado", diz o relatório da pesquisa", está escrito no levantamento.

Para ver matéria sobre o assunto clique aqui.
Update: os dados sobre os candidatos em Teresina já foram disponibilizados. Para vê-los clique aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Carlos, meu irmão: texto ótimo. Atentar apenas para usar as aspas no uso do termo "coisa" e nas iniciais maiúsculas na expressão Zona Eleitoral. Boas apurações aí!