1 de maio de 2008

A necessidade ética do dinheiro

Estava lendo a revista Imprensa e me deparei novamente com uma necessidade para a imprensa, leia-se empresa jornalística: ganhar dinheiro. Há algum tempo tinha lido um livro onde o autor dizia claramente que há uma necessidade ética das empresas jornalísticas de ganhar dinheiro. Antes que digam que sou vendido e que após me formar, tornei-me um porco capitalista imundo, respondo que este texto é justamente para refletir sobre isso.
Na revista Imprensa do mês de abril consta uma entrevista com Nelson Blecher, editor da revista “Época Negócios” em que ele explica porque a publicidade democratiza o jornalismo. Nas palavras dele Tirando a imprensa do eixo Rio- São Paulo, o peso da publicidade oficial para os veículos de comunicação é muito grande. Esse fato constrange uma das obrigações fundamentais da imprensa que é vigiar o poder público. Então, a publicidade privada é o oxigênio para a independência editorial. Se você ficar dependente apenas da publicidade governamental está frito.
No livro “Jornalismo Político”, Franklin Martins explica porque ter lucro é uma necessidade ética da imprensa. No capitalismo, se um jornal não dá lucro durante anos a fio e o dono não passa o abacaxi a diante, é porque está remunerando o seu capital com algo que não tem a ver com venda de informação e publicidade. Um jornal no vermelho só permanece aberto, apesar do prejuízo, se tem o objetivo de abrir portas para outros negócios – impublicáveis, é claro.
É possível dizer que eles estão errados? Convido-vos à reflexão, observar as nossas empresas jornalísticas questionando a relação publicidade privada por independência editorial. Se a sua reflexão não traçar um quadro positivo, antes de colocar o dedo para culpar a imprensa, pense que ela é reflexo da sociedade. Não adianta pura e simplesmente dizer que a imprensa é isso ou aquilo. É preciso pensar o que vem da sociedade para ela, tanto em cobrança social, quanto de investimentos publicitários.

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