14 de maio de 2008

Apertem os cintos o motorista sumiu

Nesta quinta-feira começa mais uma temporada de “Salve-se quem puder”. Se você não entendeu saiba que a partir de 15 de maio os motoristas de ônibus estarão de greve. Caso, o amigo leitor ande de carro e portanto acredite que o meu texto hoje é frívolo acredite que você também deveria estar torcendo para que esta greve não acontecesse.
Com variações para mais ou para menos esta greve que se aproxima vai gerar o caos no trânsito de Teresina, já que serão mais carros requisitados, assim como mais motos e quais outros veículos de transporte. Portanto prepare-se: dias difíceis se aproximam. Na última greve de motoristas de ônibus a cidade entrou em crise, já que os veículos cadastrados pela Strans (Superintendência de Transportes de Teresina) foram insuficientes para as pessoas que precisavam se locomover pela cidade.
Em 2006, data da última greve, este que vos escreve estagiava em um local perto da Avenida Maranhão. Ao sair do trabalho, por volta de 11h30min, fui esperar um ônibus no terminal, mas a operação tartaruga demonstrava que não conseguiria pegar um ônibus ali. Fui para a Avenida Maranhão esperar outra linha e uma hora depois continuava esperando. Começa então a Odisséia e que ao contar as pessoas olham para mim com uma vontade incontrolável de dizer que estou mentindo.
Saí caminhando da Avenida Maranhão até a Universidade Federal do Piauí. Para os que não são de Teresina, basta dizer que caminhei excessivamente. Foram duas horas e meia de caminhada passando pelas ruas do centro, atravessando a Avenida Frei Serafim e toda a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Nesse tempo nenhum ônibus da linha que eu poderia pegar passou e as pessoas estavam aos montes nas paradas de ônibus a espera de qualquer veículo coletivo que as pudesse levar para casa.
Portanto, antes que o Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) mandasse veicular mensagens dizendo que não tem culpa pela greve e que está negociando poderia de fato negociar. Por outro lado o Sintetro (Sindicato dos Empregados em Transporte) poderia ser menos intransigente e irresponsável, assim como a Strans poderia por ordem nessa bagunça. Mas isso não interessa a estas entidades irmãs.

Um comentário:

Ceres disse...

Aff...se já não bastasse os professores da uespi em greve, vem os motoristas e agora os professores da rede estadual de ensino!
quem serão os próximos a grevar?