23 de março de 2008

Teatro marcado


Políticos são seres em geral bastante previsíveis. Às vezes seria possível fazer uma matéria de duas laudas só com as "falas carimbadas" dos políticos. É falta do que dizer? Sim e não, porque de vez em quando as ocasiões são as mesmas e exigem falas iguais; mas em outras situações falta mesmo a criatividade para pensar algo diferente para dizer.
Um dia estavamos Vanessa Mendonça, do Coisas de Vanessa, e eu fazendo a cobertura de um evento. Quando o governador Wellington Dias se dirigiu para discursar, Vanessa me diz: "Aposta quanto que ele vai começar o discurso com 'É com muita alegria'?". Eu não apostei, acho errado apostar para perder. Dito e feito: "É com muita alegria"... disse o governador. No discurso ele ainda disse as outras expressões comuns dele como "vocês, homens e mulheres...". Enfim, dá para perguntar se ele não pode mudar só um pouquinho para variar.
Outro exemplo foi uma entrevista com o senador Mão Santa. Ele não tem nada que interesse ouvir mesmo, mas a cada dia se supera. Ele falava da eleição em Teresina, quando do nada começa a falar do projeto Sanear. "Se nao fosse eu com o sanear essa zona leste não tinha nada", disse o senador para passar ainda mais 5 minutos falando asneiras e voltar ao assunto. Mas, Mão Santa é um caso perdido, assim como todos os membros da família quando concedem entrevista. Falta coisa para dizer mesmo, então ele fala qualquer coisa e apenas o que quer.
Esperemos então por gente que tenha mesmo algo para dizer e não somente discursos ensaiados ou mesmo apenas sabe fazer demagogia.

Um comentário:

Ceres disse...

E ainda vem o Nelito Marques dizer que se inspira no Mão Santa,denominado por ele como um dos maiores oradores do Piauí,para poder falar!
ai, minha nossa!