12 de fevereiro de 2008

Piauí nas notícias jurídicas


Hoje as novidades estão por conta do mundo jurídico. Pela primeira vez o Superior Tribunal de Justiça deixou de escolher a lista tríplice de candidatos a ministro do órgão e mandou de volta a relação para a Ordem dos Advogados do Brasil, órgão para quem a vaga é reservada. Por outro lado levamento da OAB, divulgado pelo Supremo Tribunal Federal dá conta que o Piauí tem uma das piores relações entre o número de advogados para número de habitantes.
O Superior Tribunal de Justiça não chegou a um acordo para a selecionar três dos seis candidatos, entre eles o piauiense Roberto Gonçalves de Freitas Filho, porque ninguém teve maioria dos votos do tribunal. Cada ministro do STJ tinha que em votação secreta escolher três nomes. O resultado da não escolha foi que os 30 ministros do STJ comunicaram o fato a OAB e deverão retomar a votação posteriormente. Para ver mais clique aqui.
A respeito da relação de advogado por habitantes, a conclusão do levantamento da OAB divulgada pelo Supremo Tribunal Federal é que o Piauí tem uma das piores relações entre o número de advogados e de habitantes. Segundo o levantamento há um advogado para cada 913 habitantes e isso estaria ligado aos indicadores econômicos do Estado como o PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes). O Piauí só não tem uma posição pior que a do Maranhão com um advogado para cada 1.337 pessoas. Mais dados aqui.

Nenhum comentário: