30 de maio de 2007

Vereadores discutem acirradamente aumento de passagem

A esperança dos vereadores da oposição para evitar o aumento de passagem atender por um nome: Conselho Municipal de Transportes. Para isso alguns vereadores entraram com ação no Ministério Público Estadual e outros vereadores classificam a medida como irresponsável.
A ação foi protocolada na terça-feira passada pelos vereadores Odaly Medeiros (PT), Jacinto Teles (PT), R. Silva (PP) e João Cláudio Moreno (PCdoB). Atualmente o conselho só está presente na Lei Orgânica do Município. O vereador Odaly Medeiros explica o pedido ao Ministério Público dizendo que “a lei orgânica do município trata da criação do Conselho de Transportes que tem poder deliberativo para discutir sobre o assunto e pelo qual toda matéria sobre transportes deveria passar”.
“Todos os prefeitos que passaram não criaram esse conselho que seria composto pela Strans, Setut, um dos vereadores, um representante do sindicato dos trabalhadores em empresas de ônibus e um membro dos estudantes”, falou o vereador acrescentando que a prefeitura só poderá liberar aumentos de passagem quando for criado o conselho. “Vão notificar o prefeito através da Strans, mas a notificação vai para ele como co-participante no processo”, conta Odaly Medeiros sobre o próximo passo do processo.
A participação do Ministério Público Estadual também foi necessária porque segundo o vereador foi apresentado um requerimento ao plenário da Câmara de Vereadores, mas a base governista não aprovou. “Nós colocamos no plenário da Câmara, requerimento para discutir o reajuste, mas a base do prefeito derrubou o requerimento se negando inclusive a discutir a questão”, falou Odaly.

Nenhum comentário: