17 de dezembro de 2006

Setut em 85% de aprovação. ... Hein?

O SETUT é o grande desafio para um assessor de imprensa. Não é uma crítica inoportuna à entidade e nem uma admiração. É apenas uma constatação já que a partir do senso comum digo que essa é uma dos entidades mais detestadas entre os teresinenses.
Digo que minha constatação é a partir do senso comum porque nesta semana o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina apresentou uma pesquisa que dizia que 85% dos teresinenses aprovavam o Setut. O dado repercutiu com estardalhaço na imprensa, já que segundo o Setut a pesquisa foi feita pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (IPOP). O problema é que a divulgação de uma pesquisa com um dado incomum como esse, deveria ter mais detalhes sobre a metodologia aplicada. 85% de aprovação para uma entidade tão sujeita a controvérsias como o Setut sem mais detalhes da pesquisa gera uma notícia que meu pai só teria uma frase para dizer depois que lesse: “Ó mentira”!
Os estudiosos sobre a assessoria de imprensa dizem que a atividade nasceu da frase “O público que se dane!” Ivy Lee, considerado pai da assessoria de imprensa, trabalhou para converter John Rockfeller, um ícone do capitalismo selvagem representado pela frase anterior e odiado pela opinião pública, em um ser quase venerado. O Setut trilhou por muito tempo a máxima de que “O público que se dane”, quando dos aumentos nas passagens de ônibus sem explicações á população e nem contrapartidas e nem perspectivas de novas linhas de ônibus para a cidade. A assessoria de imprensa da entidade tenta mudar isso e apresenta como resultado a pesquisa mostrando a entidade com um símbolo de aprovação. Contudo é uma argumentação que vence, mas não convence.
Na mesma oportunidade, o Setut também apresentou a nova logomarca e slogan. Sai o slogan “Tudo pelo (dinheiro do) passageiro” e entra “Presente (de grego) na vida do passageiro”. As passagens entre parênteses são as adequações irônicas feitas pelos críticos da entidade. O trabalho da assessoria pode até ajudar, mas sem atitudes de impacto prático na vida das pessoas, não vai adiantar nada apresentar pesquisas mostrando aprovação, pois essas não vão ter credibilidade.

Um comentário:

Fernanda Dino disse...

"Presente de grego" é ótimo!!!