16 de maio de 2006

Mulher ganha destaque na sociedade brasileira

"Mulher brasileira em primeiro lugar"... Assim falava o refrão de uma música. O relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) chamado Síntese dos indicadores sociais 2005, apresenta a importancia da mulher dentro da família e da sociedade Brasileira.
Dentre os dados mais importantes da pesquisa está a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, caracterizada no estudo como um fator de reconhecimento dos direitos e da necessidade de políticas específicas na questões de gênero.Na analise por idades um fato alarmante é que 6,8% das adolescentes entre15 e 17 anos já possuiam um filho e quase 11% com dois filhos. Uma avanço feminino é o avanço nos anos de estudo em comparação com os homens, uma tendência que vem se confimando desde o início da década de 1990. Na área urbana, as mulheres estudam em média 7,1 anos, subindo para 8,6 anos entre a população feminina ocupada e na área rural essa média é de 4,2 anos. Aumentou o número de mulheres que são chefes de família, principalmente em famílias sem cônjuge (companheiro) e com filhos de 14 anos ou mais para 31,4%.
No Piauí 23,4% das mulheres entre 25 e 39 anos são pessoas de referência para suas famílias. Também 31,8% das famílias com filhos com mais de 14 anos são chefiadas por mulheres no Estado e 29,4% das famílias piauienses com filhos com menos de 14 anos são chefiadas por mulheres.

Nenhum comentário: