16 de agosto de 2012

Contemporânea está com chamada para artigos até dia 1° de setembro


A Contemporânea, revista de comunicação e Cultura da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas até o dia 01 de setembro. Veja abaixo a chamada:

Desde o nascimento da Internet, vivenciamos a experiência de circulação de conteúdos e informações sociais através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC). Entretanto, nos últimos cinco anos, observamos um significativo incremento de práticas interativas, colaborativas, participativas e descentralizadas, propiciadas pelo desenvolvimento e utilização de ferramentas e plataformas digitais com configurações particulares (em especial, no formato de sites de redes sociais - SRS), que viabilizam e facilitam a interconexão de atores-usuários desses sistemas.

Resultantes de processos de usos, apropriações e reconfigurações tecnossociais contínuos, as "mídias sociais", como são comumente chamadas essas expressões e ferramentas de compartilhamento, transformam-se cada vez mais em objeto de interesse de investigações acadêmicas, tanto no que se refere à compreensão das dinâmicas e mecanismos presentes em suas aplicações práticas, quanto no que diz respeito à busca de entendimentos de seus aspectos mais teórico-conceituais. 

Assim, uma série de questões relacionadas à utilização das mídias sociais e à forma de vivência dessa realidade singular se apresenta: desde as reflexões sobre as expressões de interações e práticas de sociabilidade particulares, passando pelas discussões sobre formas de apropriações adotadas pelas comunicações rganizacional e estratégica, até o exame de práticas de ativismo e mobilização, de entretenimento, de cooperação, de campanhas políticas, dentre outras. Diante disto, a Revista Contemporânea propõe uma edição especial sobre o fenômeno das mídias sociais e suas repercussões nas diversas áreas da vivência contemporânea.

Calendário:
Recebimento de artigos: até 01 de setembro
Resultado da seleção: 20 de outubro
Trabalho de revisão: 01 a 30 de novembro
Publicação da Revista: 15 de dezembro

Nenhum comentário: