19 de janeiro de 2012

Piauí tem crescimento no número de inscrições do Prouni


As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) estão perto do fim, mas o balanço preliminar aponta que houve 45.101 inscrições no Piauí até às 18 horas desta quinta-feira (17 horas na hora local). O valor supera o número de inscrições do ano passado o que sinaliza que cada vez mais alunos estão tentando recorrer às bolsas parciais e totais do programa para conseguirem ter acesso ao ensino superior.

Em todo o Brasil até às 18 horas (hora de Brasília) desta quinta-feira foram feitas, este esse horário, 2.109.478 inscrições. A disputa dos estudantes é por 195.030 bolsas de estudos, das quais 98.728 são integrais e 96.302 parciais com pagamento, de 50% da mensalidade. Há 1.321 instituições de ensino superior particulares com bolsas disponíveis para os estudantes.

A disputa das bolsas é aberta para candidatos que passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com pelo menos 400 pontos na média das cinco notas. O aluno precisa ainda ter uma nota mínima na redação. Também leva-se em conta a renda do estudante para que ele possa disputar as bolsas integrais, válida para estudantes de renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Para os estudantes que passaram para receberem bolsas parciais há ainda a possibilidade de recorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) para conseguirem bancar a faculdade. Entretanto, mesmo com as facilidades apresentadas nos últimos anos ainda vale sempre lembrar que trata-se de um empréstimo e que envolve todos os encargos que podem sufocar financeiramente o estudante que está começando a vida profissional.

Nenhum comentário: