16 de fevereiro de 2010

"Samba de uma nota só": Carnaval em Teresina



Escrever um texto sobre o carnaval de Teresina especificamente não é fácil. O tema costuma despertar suscetibilidades e muitas vezes as críticas ganham uma ressonância maior que o planejado. Seria mais fácil redigir a partir do que ouvi dizer dos bairros, mas é sempre mais credível conferir com os próprios olhos para poder fazer algumas observações.

Observando por partes é possível dizer que a população aprova o carnaval nos bairros. Entretanto, antes que alguém se arrisque a dizer que é um sucesso recomendo mais cautela. Os dois primeiros dias mostraram que se pingar o carnaval vai por água abaixo (com direito a um trocadilho infâme). As notícias dão conta que ainda é preciso investir muito em estrutura para poder fazer um carnaval que possa de fato mostrar-se como alternativa à folia no interior do Estado.

Por outro lado ficou visível que as escolas de samba ficaram "achatadas" nos bairros. Ao que parece é a face que não funcionou, já que em apresentações, em muitos casos reduzidas, as escolas ficaram em muitos casos apenas "fazendo sala" para a bandas que tocaram axé music. Por mais inexpressivas que sejam em suas brigas infantis as escolas não podem ser ignoradas. Para elas o novo modelo não funcionou justamente pelo metódo reducionista que foi implantado.



Aparentemente o carnaval de Teresina padece de dois males, um em forma e outro em conteúdo. No conteúdo ficou claro que não dá para fazer a opção por um tipo de carnaval. Recife, Salvador e Rio de Janeiro e mais cidades espalhadas pelo Brasil e até pelo Piauí mostram que carnaval comporta todos os ritmos. Floriano por exemplo tem desfiles de escolas de samba e arrastão com trios elétricos. Com relação a forma é visível a carência de infra-estrutura para o carnaval. Não adianta levar carnaval para os bairros sem reforço no número de ônibus para fazer o transporte da população ou na rede elétrica para evitar quedas de energia.

Após a quarta-feira de cinzas deve ser retomada o "samba de uma nota só" sobre os problemas do carnaval teresinense. Olhando apenas a parte vai haver um debate apenas sobre as festas nos bairros, esquecendo do todo e ano que vem será a mesma coisa aprofundando ainda mais a vontade das pessoas de irem para o interior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que o carnaval deixa evidente um problema sério de Teresina que é o orgulho de si mesmo só para sentir orgulho. Ou seja, cria uma vitrine para esconder o que não tem e varre os problemas para debaixo do tapete...