20 de outubro de 2009

Piauí é bem colocado na geração de empregos

O emprego está crescendo no Piauí. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caded) mostram que no mês passado o Estado foi destaque no preenchimento de vagas de trabalho. Entre as áreas de destaque chamaram a atenção a construção civil, comércio, indústria de transformação e serviços. Ao todo foram gerados 2431 empregos, o maior número dos últimos seis anos levando em consideração o mês de setembro.

De setembro de 2008 até o mês passado o Estado tem o segundo melhor desempenho na geração de emprego formal da região Nordeste com crescimento de 4,61% no nível de emprego ou mais 9.070 postos de trabalho. Levando em consideração somente o mês de setembro houve uma elevação do preenchimento dos postos de trabalho em 1,2%, o que representa mais 2431 empregos. Com 773 postos o setor que mais empregou foi a construção civil, seguida de comércio com 594 postos, indústria de transformação com 509 postos e de seriços com 435 postos.

Secretário de Finanças do Sindicato dos Comerciários, José Pereira da Silva, ressalta que o aumento de postos no comércio já é um prenúncio das vagas temporárias do final de ano. “É parte da meta de 10% a ser fechada até o fim do ano com as vagas temporárias”, disse José Pereira acrescentando que devem ser gerados mais de 2 mil empregos até o final de 2009 no comércio acompanhando as festas de fim de ano. O sindicalista mostra animação também porque a temporada de contratações temporárias está apenas no começo.

“A maioria das contratações acontece lá para dezembro. São 45 dias e estourando 60. Mas, sempre há o aproveitamento de trabalhadores para a contratação”, destaca. De acordo com o levantamento do Caged, a animação é justificada. Nos nove meses deste ano houve o acréscimo de mais de 9 mil postos de trabalho. O resultado só não é melhor que o de 2008, quando de janeiro a setembro foram mais de 11 mil vagas. O resultado colocou o Piauí bem posicionado também na região Nordeste. O Estado é o segundo melhor empregador da região com crescimento de 4,61% nos últimos 12 meses.

Nenhum comentário: