26 de outubro de 2009

Cantora Paula Lima pede passagem no Projeto Seis e Meia


O Projeto Seis e Meia do mês de outubro terá como atração a cantora paulista Paula Lima. Paula Lima elege muito soul, jazz, hip hop, rap e samba para viajar, estilos musicais de onde colhe influência para compor e interpretar suas canções. A abertura do show fica por conta da Banda Batuque Elétrico e acontecerá no próximo dia 29 no Theatro 4 de Setembro. Além de cantora, Paula Lima é também jurada do reality show musical "Ídolos", exibido na Rede Record e dividi a bancada com os produtores artísticos Luis Calainho e Marco Camargo.

Paula Lima, um dos ícones da música popular negra brasileira, começou cedo no cenário musical. Durante a infância, descobriu ainda na pré-escola o gosto pelo canto, estudou piano e participou de festivais como cantora. Formou-se em direito, e na época da faculdade participou do grupo Unidade Móvel, que mais tarde passou a se chamar Unidade Bop, e gravou um CD, "Quebrando o Gelo do Clube" (Eldorado). Em 95, participou como backing vocal no disco "23", de Jorge Ben Jor. Mais tarde cantou em uma faixa do disco "Preste Atenção", da dupla de rap Thaíde e DJ Hum.

Já em 97 integrou a banda Zomba, com quem gravou um disco independente. No ano seguinte conheceu o Funk Como Le Gusta, big band de soul, que se apresentou com êxito no eixo Rio-São Paulo e gravou "Roda de Funk" (ST2), em 99. Dois anos mais tarde lança seu CD de estréia, "É Isso Aí" (Regata), com participações de Gerson King Combo, Ivo Meirelles e outros.

Em 2003, Paula chega ao terceiro trabalho, Sinceramente, que marca a estréia na Indie Records. Neste álbum, Paula sintetiza a carreira mostrando um pouco de tudo o que fez, incluídas nessas referências a passagem pelo Unidade Bop e o trabalho com Thaíde & DJ Hum. Alguns diriam que ouvir Sinceramente é como fazer uma terapia musical. Porque ela canta de alma aberta - como ela mesma define - e fala das dores do amor de forma alegre e positiva; valoriza o espírito guerreiro da mulher, reverencia os negros e o povo brasileiro com um álbum formado essencialmente pelo samba.

Já em 2008, Paula Lima gravou o CD e DVD, Samba Chic, resultado da bem sucedida turnê do álbum "Sinceramente". Sob a produção musical da própria artista, de Walmir Borges e colaboração do mestre Antonio Pitanga, a cantora mostra de maneira única e inédita sua musicalidade, versatilidade, abrangentes caminhos musicais e outros sons que reverencia, criando uma atmosfera surpreendente. No repertório, seus principais hits, como "Meu Guarda Chuva", (Jorge Benjor), canção consagrada em sua voz, "É Isso Aí" (Sidney Müller), seu "já" clássico samba-rock, "Novos Alvos" (Zélia Duncan), "Eu Já Notei" (Ana Carolina), um funk-balanço de forte alma feminina, "Mangueira" (Seu Jorge), samba-funk de primeira e seu mais recente sucesso, o delicioso samba "Tirou Onda" (Arlindo Cruz). A obra contou com as participações de Dona Ivone Lara, Toni Garrido e Seu Jorge.

Considerada a diva da black music, Paula Lima esbanja simpatia,simplicidade e sucesso no palco. Portanto, o encontro com essa grande artista e todo o seu swing já está marcado, no Projeto Seis e Meia de 29 de outubro.

O Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC, contando com a parceria da Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom).

(texto extraído do site da Fundac)

Nenhum comentário: