22 de janeiro de 2009

Atenção: Será proibido passar cerol na mão


Há leis complicadas de se entender. São temas importantes, mas o que não dá para entender é porque elas viram objeto de uma lei. Passando pelo site da Agência Senado há uma proposta de lei no mínimo curiosa: cerol em pipas pode tornar-se crime.

Para quem não sabe o que é cerol, em linhas gerais é um material cortante colocados em linhas de pipa para que possa cortar outras linhas de pipas. Isso mesmo, um senador, para ser mais claro Valdir Raupp (PMDB-RO) resolveu propor um projeto que coloca como contravenção penal o uso de cerol. Claro que há um apelo social já que o cerol é responsável por mortes de motoqueiros que se enroscam com as linhas, mas será que precisava de uma lei para tratar do assunto?

“O cerol mata e fere, todos os anos, centenas de pessoas no Brasil. Não se trata de brincadeira pueril e sem maiores consequências. Portanto, uma brincadeira de mau gosto e que produz, estupidamente, mortes e ferimentos que poderiam ser evitados” justificou o senador pelo PMDB. Certo, o senador defende um ponto de vista louvável, mas não responde a pergunta.

Muitas leis infelizmente só vem para aumentar o tanto de papel com palavras escritas. Será que não daria para enquadrar os que causam “Aumentando os rigores da lei, nossa intenção é mudar uma cultura que infelizmente tolera esse tipo de prática”, ressalta Raupp. Para ver mais sobre a campanha contra o cerol veja aqui.

Nenhum comentário: