27 de novembro de 2008

Bilhetagem ou terminais?


O tema do ano para discussões foi transporte. Isso mesmo. Opções para o sistema de transporte foram discutidas antes, durante e agora, depois do período eleitoral. Por acaso você sabia da disputa em torno do plano diretor de transportes de Teresina? Ou mais simples: que há uma divisão entre a construção de terminais ou implantação do bilhete eletrônico como forma de integrar as linhas de ônibus.

Confesso certa ignorância sobre o assunto, afinal o primeiro passo numa discussão como essa é admitir o quanto se sabe. Mas, como parte do povo fico me perguntando: porque os empresários de ônibus se queixam tanto da construção de terminais de integração? Não seria essa uma alternativa melhor para quem sai de bairros distantes do centro e hoje ficam ao desalento de um sistema ineficiente?

Aos que disserem que o sistema é eficiente peço que percorram determinados trechos como do bairro Deus quer, na zona sudeste, a Universidade Federal do Piauí, na zona leste. Ou então do bairro socopo, zona leste, até o bairro Monte Castelo, zona sul. Não percorrem-se estes trajetos em menos de uma hora e muito menos sem pagar duas passagens para chegar ao destino.

Sobre a bilhetagem eletrônica fico pensando: será que vai acontecer a mesma coisa que acontece hoje com os estudantes, que pegam as filas da vergonha na sede do SETUT ou indo em muitos postos que ainda funcionam precariamente? Posso até ser pessimista, mas ninguém pode dizer que estou inventando nada. As filas existem, assim como os postos, assim como as paradas de ônibus... é, essas não existem.

Foto da parada de ônibus de Teresina: Portal Az

2 comentários:

Unknown disse...

http://www.meionorte.com/rodrigomartins,O-transporte-p-uacute-blico-de-Teresina,66767.html


Começamos a discussão...
Veja isso...

Fernanda Dino disse...

Gostei da postagem