27 de novembro de 2007

Conversando a gente se entende

Na semana passada recebi no meu trabalho a missão de entrevistar um ex-ministro. Pensava que seria uma daquelas entrevistas difíceis com um senhor de linha de pensamento mais dura e posições extremamente conservadoras. Não foi bem por aí, ainda bem.
O ex-ministro de infra-estrutura Ozires Silva esteve em Teresina e falou muito da necessidade da educação para um povo, mas também de que as pessoas precisam criar as suas oportunidades. Foi interessante a entrevista porque tratou exaustivamente sobre desenvolvimento e trouxe muita coisa que apesar de ele não citar podem ser aplicadas ao mundo dos jornalistas. Ozires Silva disse que a população não pode ficar dependendo dos governos e criar as suas oportunidades. Para ele as pessoas tem que criar os seus empregos e não somente se conformar em ter um emprego.
Pessoalmente tenho muita vontade de criar o meu emprego e não somente apenas ter um emprego. Como estudante e futuro jornalista não quero ser somente um "problema social" e sim tentar fazer o tipo de jornalismo que eu acredito. Com a entrevista deu para ver que isso é difícil, mas não impossível e se não houver a tentativa não há como criar diversidade dentro do jornalismo, cujas críticas são por demais conhecidas.
Apesar dele citar demais exemplos de sucesso nos Estados Unidos, o ex-ministro Ozires Silva ilustra que outra realidade é possível para o desenvolvimento de um País tanto pelo lado econômico como intelectual. Talvez por isso que ainda é possível acreditar que é possível ter sucesso e fazer o que se gosta.

Um comentário:

Fernanda Dino disse...

Sem dúvida, é difícil. Mas se existem pessoas que conseguem, é sinal de que é possível, então a gente também pode. Estou com você!