22 de agosto de 2007

O jogo das regras usadas e negadas

Entre uma eleição e outra políticos saem de uma eleição e vão pensando logo na eleição seguinte. Essa parece ser uma regra tática do jogo. Ao mesmo tempo que executada por políticos e jornalistas que cobrem a área é negada quando são confrontados com esses assuntos.
Para as eleições de 2008 várias articulações já estão em curso. Fora da polaridade entre PT e PSDB que vão ser disparado os atores principais da disputa, já que um ocupa o Governo do Estado e outro a Prefeitura de Teresina, os coadjuvantes devem ganhar destaque. Do lado da coalização governista a candidatura petista de Nazareno Fonteles é dada como certa (apesar de em política nada poder ser dado como certo), mas existe a possibilidade da candidatura do bloco de esquerda que começou a se formar no Piauí.
Só que o bloquinho também pode se dividir. O bloco é formado por PSB, PDT, PC do B, PMN, PHS e PRB e de acordo com o deputado federal, Osmar Júnior “essa não é uma questão tratada no bloco. Ainda”. Osmar Júnior já foi indicado como pré-candidato do PC do B para a prefeitura. O deputado estadual Ismar Marques (PSB) também desconversa sobre o assunto e diz que “nós ainda não discutimos com relação a Teresina, ainda vamos fazer essa discussão”. Cogita-se que o PSB vai ter como candidato o deputado federal Átila Lira.
O PSDB lança a discussão para o ano que vem quando é provocado, mas o PTB que apóia tanto o prefeito quanto o governador empurra qualquer discussão sobre eleições para o ano que vem, mas tudo indica que deve apoiar o prefeito Silvio Mendes (PSDB). No dia de filiações que aconteceu no último sábado o vice-prefeito petebista Elmano Ferrer disse que “ninguém vai discutir eleições de 2008 no dia de filiações”.

Nenhum comentário: