25 de junho de 2007

Atentai bem! A ignorância é audaciosa!


Domir no ponto. Talvez esse seja o maior pecado que um jornalista pode cometer. Não checar uma informação antes de publicar a notícia, ou colocar os dados errados. A diferença entre as duas coisas é muito pequena e elas costumam andar de mãos dadas. Porque estou falando isso? Bem, vamos ao "caso".
Alisson Paixão, do portal 180 graus.com, publicou texto em coluna sobre o vereador João Cláudio Moreno (PC do B), na qual o parlamentar afirmaria que "O Delta do Parnaíba é como uma menina de 15 anos. Linda, virgem e pronta para ser explorada. Aliás, 15 não, 13 anos." Alisson publicou a "matéria" enquanto fazia a cobertura do Piauí Sampa.
Depois disso já viu... Em um país que bate no turismo sexual, mas que tem no norte do Piauí um quase celeiro para o assunto, o vereador recebe uma saraivada de críticas (só para lembrar até agora nenhuma ação preventiva contra o turismo sexual na região norte foi notícia na imprensa). Entretanto, porém, contudo, todavia João Claúdio disse uma frase infeliz, mas não tão infeliz quanto a noticiada. O que ele disse foi "o Delta do Parnaíba é como uma menina de 15 anos: virgem e inexplorada".
O repórter fez o desmentido (sabe aquelas desculpas a moda do Lula? do mesmo jeito) e foi perdoado por João Claúdio. No meio dessa irresponsabilidade toda fico com o final do texto do Kibe Loco sobre o assunto: "acho que jornalista irresponsável e político sem-vergonha são como puns no velório: inconvenientes, inoportunos e só estão soltos porque quem deveria prender é frouxo".

Nenhum comentário: