5 de outubro de 2006

Viagem a Parnaíba - Eleições 2006

Chego a Parnaíba, faltando uma semana para as eleições (30.09) e vejo a loucura atrás de votos. Assessores de Mão Santa estavam preparando um palanque para mais um comício e fazendo uma caminhada para recuperar as intensões de voto perdidas tanto pelo apoio do prefeito municipal, quanto pela estranha aproximação com o candidato ao senado Hugo Napoleão.
No sábado a noite passei perto do comício maosantista e vi o quanto as atrações musicais fazem falta para os comícios. Hoje em dia, os políticos tem que mostrar o que são na realidade e talvez por isso Mão Santa se deu tão mal nessas eleições. As eleições 2006 demostraram que líderes populares e populistas não são a mesma coisa.
A votação no Estado diferenciou um líder popular, Wellington Dias; de um líder populista, Mão Santa. Parnaíba foi uma amostra que resumiu o Estado. Terra de Mão Santa, assim como Teresina é a terra de Firmino Filho; Wellington Dias ganhou espaços importantes e deixou os outros dois comendo poeira. Antes de falar de abuso de poder econômico nas eleições de 2006, os candidatos da oposição deveriam refletir sobre a declaração de Freitas Neto que disse que a oposiçao "morreu de véspera".
Só vale lembrar pessoas como Hugo Napoleão e Mão Santa, só estão fora do poder e não da política. Vale como exemplo a Bahia, onde a vitória de Jaques Wagner não sugere um fim do carlismo de acordo com o texto que vem do blog do Noblat.

Um comentário:

Unknown disse...

http://eleicoes.uol.com.br/2006/raiox/
traz um resumo jornalístico dos fatos no primeiro turno e prospectos pro 2º...