Mesmo com as perspectivas funestas para 2006, o bom e velho jornal impresso ainda demonstra um poder de resistência diante das novas tecnologias. Esse ano foram vendidos 4% a mais de jornais e a previsão para o ano que vem é de um aumento de 5%. A previsão é da Associação Brasileira de Jornais a partir de auditoria do Instituto Verificador da Circulação (IVC).
São 6,5 milhões de exemplares diários de 529 títulos, entre os quais se incluem também os semanais, quinzenais e mensais. Em Teresina são três jornais diários, em Parnaíba são quatro de publicação semanal e quinzenal. De acordo com a pesquisa, a crise que assolou o setor de 1999 a 2003 já é paginá virada. O problema é que a pesquisa como média não é aplicada a risca, porque em Parnaíba o setor ainda está a míngua e procurando organizar a situação. Para o presidente da ANJ (Associação Brasileira de Jornais), Nelson Sirotsky o ano que vem deve ser bom nas vendas pelo carnaval ser em fevereiro, haver a copa do mundo e ser um ano de disputa eleitoral. Os jornais além da conquista das vendas também tem o que comemorar no campo de credibilidade que está em ascenção de acordo com a pesquisa do Ibope, na qual com 74% os jornais só perdem para os médicos e as Forças Armadas.
Há avanços, mas em um longinquo estado onde a política dita o rumo de investimentos em comunicação é preciso fazer a crítica antes de festejar.
Matéria completa em: http://www.estadao.com.br/economia/noticias/2005/dez/26/30.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário