8 de dezembro de 2005

Apesar de tudo...

Assistindo a apresentação de "Um Manicaca" vi o quanto se tira "leite de pedra" no ramo das artes em Parnaíba. O grupo que apresentou a adaptação da Obra foi o grupo de teatro Dez, de um colégio de Parnaíba sob a direção de Vagner José, um dos mais conhecidos diretores de teatro da cidade.
Observando o grupo dá mesmo para dizer que há amor no que eles fazem. A apresentção foi no Auditório da Associação comercial de Parnaíba, um espaço inadequado para peças teatrais por problemas de acústica. Todos estudam e estão envolvidos com uma rotina enlouquecedora de vestibular, o que torna ainda mais difícil e desafiador atuar. A obra também é dura, pela presença de tipos comuns e que denunciam o atraso de Teresina e por extenção de todo o estado. A adaptação é bem feita consolidando os personagens. Os atores se esforçam, mas os problemas no auditório e também pela pouca experiência muitas vezes atrapalham. A trilha sonora que fez uma correspondência com as cenas e ajudou na compreenção.
Havia um teatro em Parnaíba. Ele funcionava no SESC, mas com a reforma programda para durar seis meses, mas que se arrasta a quase um ano complicou ainda mais fazer teatro em Parnaíba. Quando terminar espera-se que haja uma reação e uma profissionalização do teatro. Porque se apesar de tudo as coisas ainda funcionavam imagina se houvessem condições.

Nenhum comentário: